Links de Acesso

MISA-Angola denuncia crescimento do monopólio dos médias


Alexandre Neto Solombe, presidente do MISA - Angola (Foto de arquivo)
Alexandre Neto Solombe, presidente do MISA - Angola (Foto de arquivo)

A ideia da existência de liberdade de imprensa em Angola pelo número de títulos criados é falsa, segundo o responsável do MISA-Angola Alexandre Solombe.

Alexandre Solombe diz verificar-se neste momento no país um fenómeno em que quase todos os órgãos de comunicação social criados pertencerem a um mesmo patrão.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:35 0:00
Faça o Download

"Nós estamos a assistir em Angola efectivamente à concentração de órgãos de comunicação social em mãos das mesmas pessoas neste contexto surjam emissoras de televisão ou de rádio; não estamos a falar de sucesso a nível da liberdade de imprensa em Angola e não estaremos a promover a diversidade que é um pressuposto fundamental da Democracia", explica Solombe.

O presidente do MISA-Angola pensa que não é pelo número de órgãos que se mede este direito e diz que existe falta de vontade política para que o país tenha liberdade de imprensa.

"Infelizmente a lei de imprensa em Angola não é cumprida por várias razões, de um lado ela não é regulamentada desde 2006, por outro, há falta de vontade política", completa.

Alexandre Solombe diz também que contrariamente ao que se propala em Angola não existe nenhuma rádio comunitária.
XS
SM
MD
LG