Links de Acesso

Ministros da Defesa da SADC preocupados com terrorismo


Conferência em Luanda defende maior articulação da SADC
Conferência em Luanda defende maior articulação da SADC

O terrorismo, que ainda não chegou à região, preocupa e é melhor prevenir.

Os ministros da Defesa e Segurança dos 14 países da Comunidade de Desenvolvimento da Austral (SADC) reunidos em Pretória consideram que a região está segura e estável, mas manifestam a sua preocupação com o terrorismo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:45 0:00
Faça o Download

Segundo aqueles responsáveis, seis países da região realizaram nos últimos oito meses eleições gerais pacíficas, credíveis e livres.

"A situação no Reino do Lesotho e no Congo Democrático está sob controlo", disse Atanásio Salvador Mtumuke, ministro da Defesa Nacional de Moçambique.

Mas o terrorismo, que ainda não chegou à região preocupa os governantes, segundo afirma o ministro angolano da Defesa, João Lourenço.

A região da África Austral, com cerca de 230 milhões de habitantes, é considerada uma das mais seguras do mundo, depois de vários anos de conflitos armados em Angola e Moçambique e da queda do apartheid na África do Sul.

Para a chefe da diplomacia sul-africana a realização de eleições gerais consideradas pacíficas, credíveis e livres em seis países nos últimos seis meses é um sinal de que a região está mesmo no caminho certo da consolidação e aprofundamento da cultura democrática.

XS
SM
MD
LG