Links de Acesso

Militares Americanos a postos para crise no Sudão do Sul


Tropas americanas em Camp Lemonnier, Djibouti

Tropas americanas em Camp Lemonnier, Djibouti

Os Estados Unidos enviaram 150 fuzileiros navais para uma base militar no Djibouti para responderem como for preciso à crise no Sudão do Sul.

O reposicionamento dos soldados ocorre após ferimentos infligidos a quatro militares Americanos durante operação de evacuação no estado de Jonglei.

O Comando dos Estados Unidos para África, Africom, disse esta terça-feira que os soldados chegaram a Camp Lemonnier no Djibouti, idos de uma base aérea em Espanha.

AFRICOM nota ser esta a primeira vez que a força de fuzileiros terra-ar é colocada em África, em apoio de uma missão operacional.

Benjamin Benson, porta-voz da AFRICOM diz que o movimento se deve à “possibilidade de ameaças contra pessoal e instalações dos Estados Unidos’ no Sudão do Sul.

O Sudão do Sul tem sido sacudido pela violência devido à rixa política entre o presidente e o seu vice-presidente que dividiu os militares. Testemunhas oculares referem também o aumento das mortes étnicas.

Na semana passada, os Estados Unidos enviaram 45 soldados para o país para proteger civis e guardar a embaixada enquanto os cidadãos foram retirados do Sudão do Sul.

No sábado, quatro soldados Americanos seriam feridos por desconhecidos armados que dispararam contra os seus helicópteros durante uma missão de evacuação no estado de Jonglei.

Benson nota que os militares ajustaram a sua estratégia em resposta às ameaças externas após o ataque ao consulado americano em Bengasi, Líbia, no ano passado que deixou 4 mortos, incluindo o embaixador norte-americano.

O presidente sudanês do sul, Salva Kiir, e o vice-presidente Riek Machar aceitaram, condicionalmente, sentarem-se para conversações destinadas a resolver a presente crise.

Kiir acusa Machar de estar por detrás da tentativa de golpe na origem da violência da semana passada. Machar nega as acusações, mas falou das suas ambições presidenciais e apelou às forcas armadas que deponham Kiir.

Soldados desertores assumiram controlo das capitais estaduais do Jonglei e Unity. O governo prometeu enviar tropas para recuperar aqueles territórios.


XS
SM
MD
LG