Links de Acesso

Milhares marcham na Coreia do Sul pedindo saída da presidente


Outra manifestação de sul-coreanos contra a Presidente Park Geun-hye em Seoul, Coreia do Sul, Nov. 26, 2016.
Outra manifestação de sul-coreanos contra a Presidente Park Geun-hye em Seoul, Coreia do Sul, Nov. 26, 2016.

Centenas de milhares de sul-coreanos reuniram-se em Seul neste sábado, 3, naquele que é o sexto fim-de-semana seguido de protestos, exigindo a demissão da Presidente Park Geun-hye.

A marcha veio após três partidos da oposição apresentarem um projecto de lei ao parlamento para acusar Park, que pode tornar-se a primeira líder democraticamente eleita a ser forçada a deixar o cargo.

Park Geun-hye
Park Geun-hye

O projecto, assinado por 171 membros da assembleia de 300 assentos, disse que Park violou a Constituição e o direito penal ao abusar de seu poder no escândalo do tráfico de influências.

Park é acusada de conviver com uma amiga, Choi Soon-sil, que foi acusada de abuso de poder, para pressionar indevidamente empresas a contribuir com fundos para fundações que foram criadas para promover suas iniciativas políticas.

Park negou envolvimento, mas pediu desculpas à nação.

Os três partidos da oposição disseram na sexta-feira que votarão pelo impeachment de Park no dia 9. Um projecto de lei, uma vez introduzido, é revisto pela secretaria do parlamento, uma formalidade, antes de ser levado à plenária.

Os três partidos da oposição têm membros suficientes para levar o processo de impeachment, mas precisarão de 28 membros do Partido Saenuri de Park para levar a votação para a maioria de dois terços necessária para aprovar a lei. Não está claro se há suficientes membros do Saenuri para a votação.

Os organizadores do evento estimaram que 500 mil pessoas participaram do protesto de sábado, enquanto a polícia recusou dar uma estimativa, mas disse que cerca de 20 mil policiais acompanhavam o movimento.

Reuters
XS
SM
MD
LG