Links de Acesso

Moçambicana intervém em fórum convidada por Michelle Obama


Quitéria Guirengane,do Parlamento Juvenil de Moçambique

Quitéria Guirengane,do Parlamento Juvenil de Moçambique

Quitéria Guirengane, da Frente Feminina do Parlamento Juvenil, foi convidada pela Casa Branca para participar, no Fórum das Jovens Mulheres Líderes Africanas

A moçambicana Quitéria Guirengane, da Frente Feminina do Parlamento Juvenil, foi convidada pela Casa Branca para participar, no Fórum das Jovens Mulheres Líderes Africanas em Joanesburgo, na África do Sul. Quitéria considerou esta uma oportunidade única para debater os principais problemas que afectam as jovens mulheres em África, chamando a atenção para o facto de, no seu país, apenas um terço dos cargos governamentais serem ocupados por mulheres, muito embora as mulheres constituam uma maioria entre a população de Moçambique.

Quitéria nota, porém, que se registaram "avanços significativos", dado que Moçambique já teve uma mulher como primeira-ministra e, hoje em dia, o cargo de presidente da Assembleia da República é igualmente ocupado por uma mulher. Mas, na sua opinião, este parece ser apenas "um avanço cosmético que quer reflectir uma visibilidade política e não como factor de aprofundamento do exercício democrático do poder".

O Fórum, que contou com a participação da Primeira Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, destina-se a promover o papel das mulheres em todas as áreas de vida em África. Cerca de 76 jovens mulheres lideres africanas debatem temas ligados a liderança e serviços comunitários. As representantes têm idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos e representam as áreas de Educação, Saúde, Sociedade Civil, Negócios e Imprensa.

XS
SM
MD
LG