Links de Acesso

Metical deprecia-se diante do dólar


A moeda moçambicana metical regista uma depreciação em todos os segmentos, como resultado, entre outros factores, do fortalecimento do dólar norte-americano no mercado internacional. A queda do metical já decorre há cerca de um ano e é motivo de preocupação para os empresários, que vêem os custos de importação crescerem.

De um lado, essa depreciação é metical é favorável às exportações, mas, do outro, encarece as importações, o que reduz o poder de compra dos moçambicanos que importam a maior parte dos produtos que consomem.

O último relatório do Banco de Moçambique indicou que, no mercado cambial interbancário, um dólar era transaccionado por 34,53 meticais, o equivalente a uma depreciação mensal de 3,26%, uma depreciação acumulada (desde o início de 2015) de 9,27% e uma variação anual de 12,73%.

No segmento dos bancos comerciais com clientes, a taxa de câmbio média no último dia do mês de Maio foi de 37,23 meticais por dólar, equivalente a uma depreciação mensal de 3,02% e anual de 16,93%, de acordo com o jornal O País.

XS
SM
MD
LG