Links de Acesso

Moçambique

Metical continua a depreciar-se face ao dólar


Comerciantes admitem aumento de preços de produtos.

Alfredo Júnior

Em Moçambique o valor do dólar disparou e está a preocupar os comerciantes. O mercado moçambicano regista uma falta generalizada da divisa americana, tanto no mercado formal quanto no informal, levando o dólar à cotação dos 40 meticais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:40 0:00
Faça o Download

Apesar de só agora se ouvirem as reclamações, os agentes comerciais afirmam que a situação já se arrasta desde a início do mês de Junho.

Diante deste cenário, em que a procura devora em grande escala a oferta, o preço real da divisa está a subir de forma descontrolada.

De acordo com a cotação oficial do Banco de Moçambique, o dólar esteve cotado no início do mês em 34,53 meticais.

Por seu lado, os agentes informais, diante da fraca disponibilidade de dólares, não têm como manter os preços baixos.

Sendo assim, a compra da moeda americana está avaliada em 40 meticais e a venda disparou para os 42 meticais.

O economista Eduardo Sengo, explica o que poderá estar por detrás desta subida: "A queda dos preços das nossas mercadorias, ou seja dos produtos exportados por Moçambique, afectou a geração das divisas para o mercado interno e isso acabou afectando a própria capacidade do Banco de Moçambique de intervir no mercado", disse Sengo.

Alguns comerciantes já se ressentem desta subida do dólar, afirmando que o preço dos produtos nos armazéns subiu drasticamente, principalmente aqueles que são adquiridos na vizinha África do Sul.

Amad Ussufo e Orlando Bonifácio, explicam os constrangimentos por que passam os seu negócios devido a esta situação.

"Temos conhecimento que nos armazéns há produtos com tendência a subir, como é o caso de detergentes e produtos alimentares. As vendas vão baixando drasticamente, o povo vai tendo menos acesso ao dinheiro e o bolso vai ficando mais vazio", considerou Amad Ussofo.

Informação provisória do Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique indica que o saldo das reservas internacionais líquidas em Maio passado conheceu uma redução mínima de 24,5 milhões de dólares para 2.463 milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG