Links de Acesso

Metade da riqueza mundial está nas mãos de um por cento da população


Exchange Rate
Exchange Rate

Os milionários representam apenas um por cento da população mundial, mas detêm metade da riqueza privada global, revelou o relatório anual do gabinete financeiro Boston Consulting Group (BCG) nesta terça-feira, 7.

No total, 18,5 milhões de famílias afortunadas detêm 47 por cento da riqueza acumulada no mundo, o que equivale a 78,8 trilhões de dólares, ou seja, mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Os Estados Unidos abrigam de longe a maior quantidade de lares milionários (8 milhões de famílias), seguidos da China (2 milhões) e de Liechtenstein e Suíça, na proporção das suas populações.

A extrema concentração de riqueza é particularmente marcante na América do Norte, onde 63 por cento dos 60,4 trilhões de dólares acumulados em fortunas privadas pertencem a milionários.

O Boston Consulting Group revela ainda que essa proporção - a maior do mundo - deve chegar a 69 por cento em 2020.

De acordo com o relatório, a riqueza acumulada nos centros offshore, que oferecem impostos baixos ou nulos, aumentou três por cento num ano, totalmente quase 10 trilhões de dólares.

A Suíça continua a ser o destino offshore privilegiado das grandes fortunas, seguido de Singapura e Grã-Bretanha.

De acordo com o relatório, o sector vai crescer nos próximos anos, apesar das "medidas regulatórias destinadas a combater a evasão fiscal".

As revelações dos "Panama Papers" revelaram o uso em grande escala dos paraísos fiscais para escapar ao imposto, levando a comunidade internacional a anunciar um novo plano de combate a essas práticas.

XS
SM
MD
LG