Links de Acesso

Metade dos brasileiros está contra as Olimpíadas


Estádio Olímpico do Rio de Janeiro
Estádio Olímpico do Rio de Janeiro

Em 2013, a percentagem era de 25 por cento.

A rejeição aos Jogos Olímpicos do Rio duplicou entre 2013 e 2016 e atingiu os 50 por cento da população brasileira, revelou uma pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, 19, a 17 dias da abertura do evento.

O aumento da avaliação negativa ocorre devido, essencialmente, uma mudança do cenário económico no país, que enfrenta a pior recessão em décadas, mas também em meio às investigações de corrupção da operação Lava Jato, que envolvem empreiteiras directamente envolvidas nas obras olímpicas.

Polícias protestam no Rio de Janeiro
Polícias protestam no Rio de Janeiro

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que publicou a sondagem, a parcela dos que haviam dito ser contra a realização da Rio-2016 na pesquisa de Junho de 2013, era de 25 por cento.

Entre os que apoiam o evento que acontecerá, houve um recuo de 64 por cento em 2013 para 40 por cento este mês, enquanto outros nove por cento disseram ser indiferentes à competição, e dois por cento não responderam.

O Datafolha apontou também que 63 por cento dos entrevistados acreditam que o evento terá mais prejuízos do que benefícios contra 38 por cento em 2013.

A pesquisa revelou ainda um crescente desinteresse dos brasileiros em relação às Olimpíadas.

Entre os entrevistados este mês, 51 por cento disseram não ter nenhum interesse, contra 28 por cento na pesquisa anterior.

Apenas 16 por cento afirmaram estar muito interessados no evento.

O Datafolha entrevistou 2.792 pessoas com mais de 16 anos, em 171 municípios de todo o país, entre os dias 14 e 15 de Julho.

A margem de erro é de dois pontos percentuais.

XS
SM
MD
LG