Links de Acesso

Metade da populacão do planeta vai acompanhar os jogos do Mundial


No total serão 3,6 bilhões de espectadores, 12,5% a mais em relação ao Mundial da África do Sul, em 2010, quando 3,2 bilhões de pessoas acompanharam os jogos.

Cerca de 46 por cento da população do planeta deve ligar a televisão para assistir os jogos do Mundial de Futebol do Brasil, que começa esta sexta-feira, 13.

Do Nepal às regiões mais recônditas da África, das ilhas do Pacífico às grandes metrópoles, quase metade dos habitantes do planeta acompanhará o maior evento do ano que, pela primeira vez, vendeu direitos de televisão em todos os territórios do mundo.

Um estudo do Ministério do Turismo do Brasil obtido com exclusividade pelo jornal Globo mostra que metade da população do planeta estará ligada na Copa do Mundo, seja por televisão, celular, tablet ou qualquer outro dispositivo móvel com sinal de televisão. No total serão 3,6 bilhões de espectadores, 12,5% a mais em relação ao Mundial da África do Sul, em 2010, quando 3,2 bilhões de pessoas acompanharam os jogos.
Índios fãs de futebol fizeram os seus cortes de cabelo a rigor Junho 6, 2014.
Índios fãs de futebol fizeram os seus cortes de cabelo a rigor Junho 6, 2014.


A projecção baseou-se na audiência da Copa das Confederações, em 2013. Segundo o levantamento do Ministério do Turismo, que se debruçou sobre o impacto económico e social do torneio, a audiência média das partidas da Copa das Confederações, graças à infraestrutura televisiva existente no Brasil, subiu 50% em relação à edição anterior da competição, também na África do Sul.

Segundo pesquisa encomendada pela Fifa à agência de pesquisa Kantar Sport, especializada em analisar o impacto do desporto no comportamento do consumidor, cerca de 2,2 bilhões de pessoas assistiram aos jogos do Mundial de 2010 ao menos por 20 minutos seguidos. A audiência foi 3% maior do que a registada em 2006, na Copa da Alemanha.

A finalíssima da Copa das Confederações, no ano passado, foi assistida por quase 70 milhões de espectadores.

De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 18 mil jornalistas de aproximadamente 500 emissoras de televisão de mais de 150 países estão credenciados para o Mundial. Ainda segundo o Ministério, o país espera 600 mil estrangeiros, ao mesmo tempo que três milhões de brasileiros estarão em viagem pelo país durante o evento.

O Mundial deve acrescentar cerca de 15 bilhões de dólares ao PIB brasileiro, de acordo com calculos do Governo brasileiro.
XS
SM
MD
LG