Links de Acesso

Os médicos moçambicanos têm estatuto

  • Simião Pongoane

É a primeira vez que os médicos moçambicanos têm estatuto próprio desde a independência do Pais há 38 anos. Depois da aprovação do estatuto, o Ministro da Saúde, Alexandre Manguele, que apresentou o documento ao Parlamento em nome do governo moçambicano era um homem visivelmente feliz e explica a razão da sua felicidade.

Ministro da Saúde de Moçambique satisfeito com a aprovação do primeiro estatuto do Médico.


No entanto, a Ordem dos Médicos considera que a versão inicial do documento foi atrofiada pelo governo.

Segundo o Bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, Aurélio Zilhão, o atrofiamento da versão inicial deixou o estatuto como um documento nu.

A aprovação de um estatuto dos médicos foi um dos principais cavalos de batalha da greve dos médicos que paralisou o serviço nacional de saúde durante cerca de um mês no primeiro semestre deste ano.

Moçambique tem apenas 1.400 médicos e um universo populacional de cerca de 23 milhões de habitantes, sendo por isso considerado um dos países com rácio medico-doente mais baixo do Mundo.

Alias, o serviço nacional de saúde cobre cerca de 40 por cento das necessidades da sociedade, sendo que o resto é coberto pela medicina tradicional ou natural africana.
XS
SM
MD
LG