Links de Acesso

Especialistas defendem mediação de Angola na crise na República Democrática do Congo


José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos

Proximidade de José Eduardo dos Santos com Joseph Kabila pode ser factor importante para evitar uma guerra civil com consequências para Angola.

A crise política na República Democrática do Congo está a ser acompanhada com muita preocupação pelas autoridades angolanas, frente à eventualidade de uma guerra civil que pode desestabilizar ainda mais a região.

Na semana passada, Angola retirou o seu embaixador e funcionários da missão diplomática em Kinshasa por motivos de segurança.

Frente à situação actual, especialistas advertem para uma eventual onda de refugiados congoleses em Angola, ao mesmo tempo que o Presidente José Eduardo dos Santos é chamado a desempenhar um papel importante para se encontrar uma saída.

Angola preocupada com situação na RDC - 3:02
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:02 0:00

A retirada do embaixador e pessoal diplomático angolano de Kinshasa é aceite nos meios políticos e académicos de Angola por ser de prevenção frente à insegurança e violência crescentes na vizinha República Democrática do Congo.

Tanto o docente universitário de Relações Económicas Internacionais, Osvaldo Mboco, como o especialista em política internacional Frederico Baptista, são de opinião que “foi uma medida normal, que acontece em situações do tipo e que não resulta de qualquer ameaça a Angola”.

Entretanto para aqueles especialistas, a situação do país vizinho é preocupante porque pode desembocar numa guerra civil, com consequências para Angola.

Osvaldo Mboco aponta para “a chegada de refugiados, obrigando Angola a construir campos de refugiados, o que é temeroso para o povo angolano tendo em conta a situação económica preocupante que o país atravessa”.

Outra consequência de uma eventual guerra civil na República Democrática do Congo para Mboco, tem a ver com as “relações comerciais que poderão ser muito afectadas neste momento de crise”.

Como presidente da Conferência dos Grandes Lagos,vice-presidente da Comissão de Defesa e Segurança da SADC e membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Angola tem um papel a desempenhar nesta crise.

Joseph Kabila Kabange, Presidente da RDC
Joseph Kabila Kabange, Presidente da RDC

Kabila, "filho de Angola"

No entanto, o especialista em relações internacionais Frederico Baptista alerta que Joseph Kabila “é um filho de Angola, do qual tem recebido todo o apoio, e que qualquer acção não será bem vista pela oposição”.

Apesar dessa situação, Osvaldo Mboco defende a mediação de Angola “com apelo ao diálogo porque é a única saída para a situação actual na República Democrática do Congo.

Frederico Baptista também é de opinião que o Presidente angolano pode ter um papel importante para a saída desta crise.

“Precisamente devido à sua proximidade com Joseph Kabila, o Presidente José Eduardo dos Santos é chamado a desenvolver um papel de um player importante para o aconselhar a abandonar o poder dentro do limite constitucional e a cumprir os acordos que estão a ser conseguidos no âmbito do fórum que reúne diversos partidos no Congo, com vista às eleições”, conclui Baptista.

Refira-se que frente à crise política actual, as Nações Unidas pediram uma investigação independente que está a ser recusada pelo presidente Joseph Kabila.

XS
SM
MD
LG