Links de Acesso

Mbanza Kngo será património da humanidade no próximo ano, dizem autoridades


Ruínas da antiga capitaldo Reino do Kongo, Mbanza Kongo
Ruínas da antiga capitaldo Reino do Kongo, Mbanza Kongo

Continua trabalho de escavações arqueológica e de recolha de informação no Vaticano e Portugal.

As autoridades angolanas acreditam que MBanza Kongo será classificada como Património Mundial da Humanidade em 2015, disse a Ministra da Cultura de Angola Rosa Cruz e Silva.


please wait

No media source currently available

0:00 0:18:40 0:00
Faça o Download


A candidatura da antiga capital do Reino do Kongo foi entregue no final de Janeiro, seis anos após o início dos trabalhos. Por esta altura, segundo o Ministério da Cultura, decorrem os trabalhos de escavações arqueológicas e da recolha de informações escritas nos arquivos do Vaticano e em Portugal.

Simão Souindoula
Simão Souindoula
Diante da primeira versão do texto de fundamentação da candidatura de MBanza Kongo a Património Mundial da Humanidade, o historiador angolano Dr. Simão Souindoula acredita que o executivo tem feito um esforço para que a candidatura seja uma realidade em 2015.

O Dr. Simão Souindoula é Vice-Presidente do Comité Cientifico Internacional da Unesco no Projecto “A Rota dos Escravos”.

Ele espera que sejam cumpridos os critérios estabelecidos pela Unesco par que o pedido seja aceite.

O vice-presidente para a “Rota dos Escravos” da Unesco sugere que o governo angolano deve começar já a elaborar e a colocar em prática a gestão do pós aceitação da candidatura, porque afinal o mundo sairá a ganhar com o renascimento de MBanza Kongo.

Simão Souindoula diz ter a certeza que a antiga capital do Reino do Kongo, será vista como a nova Jerusalém da Região do Gabão, dos Congos e da Angola.
XS
SM
MD
LG