Links de Acesso

Marine Le Pen recusa-se a usar véu e cancela encontro com mufti do Líbano


Marine Le Pen
Marine Le Pen

Líder da exterma direita francesa abandonou o local quando foi informada que teria de usar um véu

A candidata presidencial da extrema-direita na França Marine Le Pen não se reuniu com o mufti da República do Líbano em Beirute nesta terça-feira, 21, por se recusar a colocar um véu antes do encontro inicialmente previsto entre os dois.

À chegada ao local, na manhã desta terça-feira, a presidente da Frente Nacional (FN) recebeu um véu antes de se reunir com o xeque Abdelatif Derian no seu gabinete de Aicha Bakkar, mas recusou a usá-lo.

"A mais alta autoridade sunita do mundo não havia feito esta exigência, consequentemente não tenho nenhuma razão para... Mas não importa, transmita ao grande mufti minha consideração, mas não usarei um véu", disse Le Pen, que deixou o local imediatamente.

A presidente da FN se referia à sua visita em Maio de 2015 ao Egipto, onde se reuniu com Ahmed al-Tayeb, o grande imã de Al Azhar, no Cairo, a principal instituição teológica no mundo do islã sunita.

"Ontem (segunda-feira) indiquei que não colocaria um véu. Não cancelaram o encontro. Acreditei, portanto, que aceitariam que não usasse um véu (...) Tentaram me impor isso", disse Le Pen aos jornalistas.

Dar al-Fatwa, a maior autoridade sunita no Líbano presidida pelo mufti, declarou hoje um comunicado que "seu gabinete havia informado a candidata presidencial sobre a necessidade de cobrir a cabeça durante sua reunião com sua eminência (o mufti), segundo o protocolo de Dar al-Fatwa".

A instituição se declarou "surpresa por esta rejeição", pois é "uma norma bem conhecida" e lamenta este "comportamento inadequado".

XS
SM
MD
LG