Links de Acesso

Manuel Vicente visita Cabinda


 Manuel Vicente
Manuel Vicente

Inaugurado centro de controlo ambiental do Maiombe após criticas de desflorestação

O vice-presidente da Republica Manuel Domingos Vicente, terminou no final de Segunda-feira uma visita de poucas horas à Cabinda, onde procedeu à inauguração do centro nacional de análises de poluição e controlo ambiental e do posto principal dos fiscais do parque florestal do Maiombe.

Esta inauguração acontece na sequência de rumores de críticas feitas a Angola pelo Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Desenvolvimento sequando o qual Angola não está a dar o destino correcto das verbas alocadas para a conservação da floresta do Maiombe.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:47 0:00
Faça o Download


Em Cabinda, esta situação ganha corpo pelo facto de se assistir nos últimos tempos uma intensa actividade de exploração florestal e com elevados indicadores de desflorestação do Maiombe, embora esses dados não sejam oficiais, devido ao excessivo abate de diferentes espécies florestais.

Os receios aumentam devido ao envolvimento de empresas chinesas na exploração de madeiras e ao envolvimento de alguns militares das forças armadas angolanas no abate de madeira.
A população espera que com a inauguração do postos dos fiscais se venha combater o garimpo e ao corte excessivo da madeira.
Durante a sua estadia ao enclave, Manuel vicente procedeu igualmente à inauguração de uma fabrica de detergentes e do novo edifício do porto de Cabinda.

O vice-presidente da república, reuniu-se igualmente com os membros do governo da província, com as autoridades religiosas e tradicionais e com alguns segmentos da sociedade Cabindense.

A propósito da inauguração do posto principal de fiscais do parque nacional do Maiombe, falou a titular da pasta de ambiente no governo angolano, Fátima Jardim que reconheceu a importância do posto para o controlo da biodiversidade da floresta do Maiombe.
XS
SM
MD
LG