Links de Acesso

Manifestantes e opositores enfrentam-se em Hong Kong


Activistas pró-democracia e grupos opositores da "revolução guarda-chuva" enfrentaram-se hoje, 3, em duas áreas comerciais movimentadas de Hong Kong, o que provocou a intervenção da polícia. Os confrontos aconteceram em Causeway Bay e Mong Kok, depois que vários grupos tentaram derrubar as barricadas numa aparente reacção contra as manifestações, que paralisaram diversos sectores da cidade.

As principais avenidas da cidade permaneciam bloqueadas nesta Sexta-feira e vários bairros da ex-colônia britânica estavam paralisados após cinco dias de protestos.

O Governo chinês reiterou nesta Sexta-feira que as autoridades não farão qualquer concessão aos militantes pró-democracia de Hong Kong e acrescentou que a causa dos manifestantes está "condenada ao fracasso". As exigências de sufrágio universal "não são legais nem razoáveis", advertiu o Diário do Povo, órgão do Partido Comunista, num editorial com um tom alarmista.

O movimento que também se conhece por "revolução guarda-chuva" teve início depois de Pequim anunciar que irá seleccionar os candidatos à Chefia do Executivo de Hong Kong em 2017.

XS
SM
MD
LG