Links de Acesso

Mandela - Guiné-Bissau: O incontornável líder pan-africano


Nelson Mandela
Nelson Mandela

O incontornável líder pan-africano fará parte da memória dos que sempre acompanharam o seu percurso histórico.

Na Guiné-Bissau, a Voz de América registou vários testemunhos, entre os quais, o de quem se identifica com as causas pan-africanistas.

please wait

No media source currently available

0:00 0:06:18 0:00
Faça o Download

Chama-se Imane Na Montche, um originário norte-americano, nacionalizado guineense, que vive no país há 25 anos e para quem não se pode considerar que Nelson Mandela está morto.

Numa abordagem científica a respeito da figura transcendente de Mandela, o académico e Reitor da Universidade Colinas de Boé, Fafali Koudaw, faz uma abordagem personalizada de quem era o homem que lutou e venceu, pacificamente, o apartheid na África do Sul e por isso conquistou o mundo.

Por seu lado, Fafali Koudaw lamentou nunca ter tido o privilégio de se encontrar com Madiba. Ele descreveu uma história contada na primeira pessoa por Mandela a Luís Cabral, primeiro Presidente da Guiné-Bissau. Uma história ligada ao Pai da Nacionalidade guineense, Amílcar Cabral.

Se o legado de Mandela percorre e está presente nas diferentes esferas territoriais do planeta , na Guiné-Bissau, uma referência para o Jardim de Infância “Nelson Mandela”.

Situado na margem da capital guineense, o Jardim Nelson Mandela alberga centenas de meninos. É sem dúvidas, o resultado da expressão e dimensão internacional de Madiba que se assenta, sobretudo, no humanismo.
XS
SM
MD
LG