Links de Acesso

É “altura de deixarmos ir“ Mandela


Nelson Mandela Hospitalizedo

Nelson Mandela Hospitalizedo

O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela permanece hospitalizado pelo terceiro dia consecutivo, lutando contra uma infecção pulmonar.

Nelson Mandela foi hospitalizado às primeiras horas de sábado, tendo sido levado para um hospital de Pretoria depois dos médicos que o assistiam em casa terem concluído que ele necessitava de cuidados intensivos.

Mac Maharaj, porta-voz do presidente sul-africano Jacob Zuma, disse na manha desta segunda-feira que a condição de Mandela é grave, mas estável.

“O antigo presidente Nelson Mandela permanece no hospital, e a sua situação permanece inalterada. Foi admitido para tratamento num hospital de Pretoria a uma infecção pulmonar. O presidente Jacob Zuma apela a todos dentro e fora da África do Sul a rezarem por Madiba e sua família.”

Desde Dezembro último, esta é a quarta vez que Mandela é admitido no hospital. O Prémio Nobel da Paz sofre de problemas pulmonares desde que lhe foi diagnosticada uma tuberculose contraída durante os seus 27 anos de prisão na Ilha de Robben pela sua luta contra o apartheid.

Na manhã desta segunda-feira, o jornal sul-africano The Star escrevia que a família Mandela limitou as visitas permitindo apenas visitas de familiares e proibindo as de líderes políticos.

Mas Maharaj afirmou que tais notícias não são verdadeiras.

“Essas notícias foram distorcidas desnecessariamente e são incorrectas. Sabemos que há sempre restrições no número de pessoas que podem visitar e que tipo de visitantes pode visitar um paciente que está a receber cuidados intensivos. Pela nossa parte estamos a evitar que muitas pessoas o visitem. Queremos garantir que apenas o visitam aquelas pessoas que lhe são muito próximas, que podem ajudar a criar um ambiente em que ele possa recuperar da melhor maneira possível.”

Mandela recebeu a visita do presidente Zuma e de outros membros do Congresso nacional Africano em Abril. No vídeo dessa visita Mandela tem um ar debilitado e não apresenta qualquer reacção.

Andre Mlangeni, amigo de Mandela que esteve preso com ele na Ilha de Robben, disse ao jornal Sunday Times ser “altura de o deixarmos ir” e que a família o devia deixar ir.

Mandela, que fará 95 anos no próximo mês, recebeu visitas da família no domingo e na manhã desta segunda-feira.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG