Links de Acesso

Malanje: Programa Água para Todos não vai ser afectado por redução do orçamento


Governo quer garantir tambem educação e redução da mortalidade materna e infantil.

O Governo Provincial de Malanje vai assegurar a implementação do programa o programa Água para Todos apesar das restrições orçamentais causadas pela queda do preço do petróleo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00
Faça o Download

A decisão foi adoptada na primeira reunião do ano do Executivo local realizada no município de Cacuso, a 72 quilómetros da capital da província, orientada pelo governador Norberto Fernandes dos Santos, e que analisou o referido programa constante do Plano de Acção para o corrente ano económico.

O governo de Malanje pretende atingir 100 por cento nas zonas urbanas e 80 por cento nas zonas rurais até 2017.

Quinze sedes comunais e seis pontos de água na capital de Malanje beneficiam este ano de acções do programa de construção, reabilitação e ampliação das redes de distribuição para o aumento da capacidade de fornecimento de água.

Angola administrador municipal de Cacuso Tomás Rodrigues da Conceição ( à esquerda)
Angola administrador municipal de Cacuso Tomás Rodrigues da Conceição ( à esquerda)

O administrador municipal de Cacuso Tomás Rodrigues da Conceição referiu que a população carece de água e que na sua aérea há ainda limitações ao fornecimento de água pelo que gostaria de ver aplicação do programa “um pouco mais célere”.

“Nós continuamos a distribuir água às populações com as limitações que são conhecidas”, disse o administrador que controla uma população estimada em 71.541 habitantes, distribuídos pelas comunas sede (Cacuso), Pungo-a-Ndongo, Quizenga, Suqueco e Lombe.

Por outro lado, os vice-governadores, delegados e directores provinciais e administradores municipais acordaram na reunião de Cacuso reduzir a mortalidade materna, infantil e infanto-juvenil, incluindo a morbilidade e mortalidade no quadro nosológico provincial.

O aumento da qualidade de ensino a todos os níveis e as garantias para a obrigatoriedade e gratuidade da educação até ao primeiro ciclo do ensino secundário e o programa de alfabetização de adultos são outras obrigações constantes do Plano de Acção do Governo Provincial de Malanje.

XS
SM
MD
LG