Links de Acesso

Policia mata militante da Unita em Malanje


Um moto-taxista no município de Caculama, 56 quilómetros a Leste de Malanje, foi morto com dois tiros neste domingo, 8, por volta das 10 horas nas imediações do rio Mucari depois de desentendimentos com um grupo de agentes da Policia Nacional.

Faustino Kaneketela, de 18 anos idade, militante da Unita e membro da Juventude Reunida Revolucionária (JURA), foi espancado por um agente da corporação de acordo com o secretário municipal para os assuntos eleitorais daquele partido, Celestino Alberto “Samy”.

Policia dispara contra moto-taxista
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00
Faça o Download

“O polícia tentou pedir a documentação, ele dizia que não tinha documento e um dos polícias recebe a motorizada, outro que estava fora do (posto de) controlo veio e interpelou o cidadão e quis saber por que discutia com o outro”, narra "Samy".

A seguir, um dos agentes no terreno, de nome José João, "bateu no nosso companheiro e atirou", acrescenta o secretário municipal para os assuntos eleitorais da Unita.

"Samy" disse que uma comissão de oficiais do Comando da Polícia Nacional, do Serviço Provincial de Investigação Criminal de Malanje e de outros órgãos que garantem a segurança e ordem interna da região estiveram na localidade e prometeram encaminhar o agente aos órgãos de justiça.

“A polícia garante que vão fazer tudo no sentido de levar o mesmo camarada (agente) à barra da justiça", garantiu o responsável do partido do gale negro.

A população da sede municipal de Caculama tentou manifestar-se defronte ao Comando Municipal da Policia Nacional e “houve alguns arremessos de garrafas, mas não se registaram danos materiais, nem humanos”.

Laurindo Adão, irmão da vítima, disse que o procedimento do agente da Polícia Nacional não está correcto, pese embora não ser um dia normal de patrulha.

“É muito mal, é muito mal, o que a Polícia Nacional procedeu neste município está muito mal”, lamentou.

Uma fonte próxima da Polícia Nacional em Malanje admitiu nesta segunda-feira, 9, que o caso está a ser analisado e nas próximas horas poderá ser emitida uma declaração com a versão oficial dos factos.

XS
SM
MD
LG