Links de Acesso

Malanje planeia vacinar 200 mil crianças contra o sarampo

  • Isaías Soares

OMS diz que milhares de crianças angolanas ainda morrem da doença.

As autoridades sanitárias de Malanje prevêem vacinar mais de 200 mil crianças contra o sarampo e a poliomielite e administração da vitamina A, anunciou a chefe de departamento provincial de Saúde Pública Yolanda Mote.

Mote falava no primeiro dia de uma campanha nacional de vacinação em que as autoridades planeiam vacinar mais de 11 milhões de crianças até aos 11anos em todo o país.

Equipa de vacinação

Equipa de vacinação

A responsável garantiu estarem mobilizadas na província de Malanje cerca de 800 pessoas durante a primeira fase da campanha ao nível das escolas e creches, enquanto para a fase rural estarão envolvidas mais de 800 pessoas.

“Para as crianças no sarampo prevêem-se vacinar 243.650 crianças, para pólio temos um grupo alvo de 226.311 e para administração da vitamina A 214.995 crianças”, confirmou.

O representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) na província Luís Velásquez disse no lançamento da campanha de vacinação que a organização internacional pretende que as crianças angolanas cresçam sadias.

“Apesar dos progressos realizados para a eliminação do sarampo, milhares de crianças angolanas continuam em risco de contrair a doença e perder a vida, caso não sejam reforçados os níveis de imunização”, advertiu Luís Velásquez.

Em relação as demais patologias preveníveis por vacinação, “o sarampo continua a representar uma das principais causas de mortalidade e morbilidade, causando sobrecarga dos serviços de saúde em relação aos custos de tratamento e sequelas derivadas da doença”.

A OMS e o Unicef participam da campanha provincial integrada contra o sarampo, a poliomielite e a administração da vitamina A.

XS
SM
MD
LG