Links de Acesso

Malanje com menos de 300 vagas para milhares de candidatos ao ensino superior

  • Isaías Soares

Faculdade de Medicina de Malanje

Faculdade de Medicina de Malanje

O ano lectivo em Malanje promete ser de muitos constrangimentos no ensino supeior, particularmente para aquele sque procuram uma vaga numa das quatros instituições daquela província angolana.

Para o próximo ano estão confirmadas 285 vagas para o ingresso na Faculdade de Medicina, no Instituto Superior Agro-alimentar, e na Escola Superior Politécnica, ambas de Malanje.

A correria é crescente nos cursos acelerados para o ingresso numa das quatro instituições existentes.

Lucrécia Luciano e João Domingos disseram que a fase do preparatório ajuda numa preparação de qualidade para a entrada à faculdade.

Na Faculdade de Medicina há apenas 50 vagas, como deu a conhecer o vice-decano para os assuntos académicos e vida estudantis, Edson Fredy.

“Este número é baseado em função do número de reprovações que tivemos no ano anterior e também a disponibilidade de salas”, disse, confirmando que as inscrições encerram a 22 deste mês.

O director-geral adjunto para área académica do Instituto Superior Agro-alimentar, Ornelas Savambo, garantiu a existência de apenas 60 vagas, número irrisório e condicionado pelo índice de aproveitamento do ano académico findo e o défice de professores para o ingresso de mais estudantes.

A Escola Superior Politécnica de Malanje com cinco cursos pretende ingressar no seu sexto ano de existência mais 175 estudantes.

O director-geral Francisco Jacucha mostra-se apreensivo com a falta de espaço.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG