Links de Acesso

Malanje reactiva clinicas móveis


Angola Malanje
Angola Malanje

Cidadãos manifestam-se satisfeitos.

As autoridades sanitárias de Malanje reactivam no próximo sábado, 2, o programa de clínicas móveis nos bairros periféricos da cidade para prevenir e diagnosticar doenças.

O director provincial da Saúde, Pedro José António, referiu que a acção sectorizada inicia no bairro da Cangambo (Camoma) e prosseguirá ao nível de todo município de Malanje.

Clinicas móveis em Malanje 1.55
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00
Faça o Download

“Vamos fazer consultas de medicina interna, pediatria, consultas pré-natais, vamos fazer vacinação, distribuição de mosquiteiros, despistagem de hipertensão arterial e despistagem da malária”, confirmou.

O programa clínicas móveis, suspenso em finais de 2015, é uma iniciativa dos serviços de saúde locais que conta com o envolvimento de 46 técnicos, entre médicos e enfermeiros, e cuja acção é gratuita.

Ao nível desta municipalidade com mais de 400 mil habitantes vão beneficiar nos sábados subsequentes os moradores dos bairros Campo de Aviação, Canâmbua, Catepa, Carreira de Tiro, Maxinde, Ritondo, Quizanga, Vila Matilde.

Mais tarde, o projecto será extensivo aos bairros, aldeias e sectores dos outros três municípios.

As clínicas móveis passarão mensagens sobre educação para saúde e higiene individual e colectiva.

A equipa móvel do Hospital Municipal de Calandula, 85 quilómetros a norte de Malanje, consultou ontem 384 pessoas da regedoria João Pascoal, comuna do Kinje, nas especialidades de medicina e pediatria, e vacinação contra o sarampo.

“Passem a fazer isso porque nós somos velhos, temos que caminhar distâncias a pé, não temos mota, não temos bicicleta para ir”, disse satisfeito um dos beneficiados.

Outro aldeão confirmou ter recebido na clínica móvel “comprimidos".

"Gostei muito e estimei em ver os trabalhos, numa localidade distante da sede de Calandula, com a realização de consultas e entrega gratuita de medicamentos", concluiu.

XS
SM
MD
LG