Links de Acesso

Mais de 200 mil crianças no Malanje vão ser vacinadas contra a pólio

  • Isaías Soares

Autoridades sanitárias angolanas deram inicio na semana passada a uma campanha de vacinação que pretende livrar as crianças da pólio em toda a extensão da província

A directora provincial de saúde pública, Yolanda Mote confirmou que os petizes vão igualmente tomar o albendazol para o combate aos parasitas.

“A nossa actividade será direccionada para crianças de zero a menores de cinco anos, nesta fase vamos ministrar além da pólio a vitamina A e o albendazol”, precisou, acrescentando que existe “uma população de crianças menores de cinco anos previstas para esta campanha de 231.342 crianças que todas elas vamos nos envidar esforços no sentido de tentar atingir essas crianças todas para a pólio e para victamina A temos 211.819 crianças”.

A vitamina A será ministrada apenas para as crianças dos seis meses a menos de cinco anos, enquanto para o albendazol existe “um grupo alvo de 185.785 crianças, porque será ministrada às crianças de um ano de idade a menores de cinco anos”.

A logística para garantir o êxito da campanha de imunização está já em Malanje, assim como estão mobilizados os vacinadores, mobilizadores, coordenadores técnicos, a equipa técnica provincial e municipais, incluindo os assessores que circularão pelos 14 municípios desta circunscrição, alguns com dificuldades de acesso por estrada durante o período chuvoso.

“Recebemos ao nível central cerca de 260.336 dose de pólio, recebemos 233 mil cápsulas de victamina A e 185.785 comprimidos de albendazol”, referiu a responsável que anunciou a constituição de 499 equipas, assim como a envolvência de “1912 pessoas”.

O critério de vacinação continuará a ser de casa-casa, além dos postos fixos.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG