Links de Acesso

Malanje acolhe IV Edição da Feira do Criador


Uma centena de criadores de gado bovino do norte, centro e sul de Angola participa de sexta-feira a domingo na Fazenda “Esperança”.

Cerca de uma centena de criadores de gado bovino do norte, centro e sul de Angola expõe a partir de sexta-feira até domingo na Fazenda “Esperança”, comuna do Lombe, município de Cacuso em Malanje. É IV edição nacional da Feira do Criador, com vários espécies de gado bocino e produtos agro-pecuários.

Os participantes locais no certame que se propõe divulgar e promover a produção nacional através do leilão do mesmo, de acordo com o director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, João Manuel deverão fazer as confirmações junto do proprietário da fazenda e respeitar as condições exigidas.

“Do sul de Angola virão cerca de 60 criadores, cá de Malanje temos o criador anfitrião e os demais criadores daqui da província deverão necessariamente fazer este contacto com o anfitrião”, referiu, acrescentado, “estimamos cerca de cinco ou 10 criadores locais poderão também participar deste evento, mas isto será acordado entre o anfitrião e o criador que queira expôr os seus animais”.

Quanto aos compradores, o responsável garante que não há limites para a aquisição dos produtos expostos:“As pessoas são livres, aqui estamos mesmo a lançar um contive para toda a sociedade malanjina, não é apenas o grupo de criadores ou de agricultores locais”.

O sócio-gerente da firma Ajomal José Manuel, que testemunhou o certame realizado no ano passado no Kwanza-Sul, na fazenda Xixila, no município do Libolo, diz ir aproveitar a feira de Malanje apenas para avaliar o mercado.

“Percebemos que teremos toda a oportunidade de estar mais de perto com outros criadores, outras raças porque, praticamente aqui poucos têm aquela diversidade de gado”, concluiu.
XS
SM
MD
LG