Links de Acesso

EUA financiam serviços de saúde em zonas recônditas de Malanje

  • Isaías Soares

Hospital Materno Infantil de Malanje

Hospital Materno Infantil de Malanje

Até Setembro deste ano,data em que termina o projecto, a "Consaúde" deverá movimentar um orçamento avaliado em 490 mil dólares americanos

A "Consaúde" está a realizar consultas pré-natais, de pediatria e de medicina interna em cinco municípios do interior de Malanje, no âmbito do projecto de expansão serviços básicos de saúde com fundos da Iniciativa do Presidente dos Estados Unidos da América (PMI).
As duas equipas móveis daquela empresa de Consultoria de Gestão e Administração em Saúde começaram aquelas acções,na terça-feira, no município de Marimba,a mais de 100 quilómetros a Norte desta província,incluindo campanhas de vacinação e administração do "Albendazol".
O coordenador local do projecto, Paulo Neto, resume o essencial da operação:“As equipas estão a fazer consultas de seguimento às grávidas,vacinação,consultas gerais,de medicina interna e, sobretudo, atendimento às crianças menores de cinco anos. Nestaa acções nós vamos levar a cabo vacinações,vamos administrar também "Albendazol", elevar o grau de cobertura,sobretudo, do Tratamento Intermitente Preventivo com "Falsidar" para as mulheres grávidas,para prevenir a malária,visto que a cobertura ainda é bastante baixa”.
As comunas dos municípios de Marimba, Massango, Kunda-dia-Base, Quela e Cahombo,das áreas rurais sem acesso ou com difícil acesso, num raio de 10 quilómetros foram eleitas como prioritárias.
A prevenção contra a malária nas mulheres grávidas em toda província de Malanje tem uma cobertura de apenas 32 por cento.
Os indicadores do PMI para 2011 prevêm o treinamento de 40 técnicos em casos de gestão de casos de malária, Tratamento Interminente Preventivo (TIP), combinação terapêutica à base de "Artemisinina" (ACTs) e diagnóstico laboratorial (TDRs).Iguais cifras estão previstas para PIT e Prevenção Vertical (PTV), Assistência Integrada a Infância (AIDI Institucional e Comunitário).
Paulo Neto afirmou, na oportunidade, que serão reforçados os encontros de advocacia com a Direcção Provincial de Saúde, chefes dos hospitais de referência, alunos do Instituto Médio de Saúde e visitas de supervisão aoslaboratórios,o com apoio do governo norte-americano, através da USAID.
Até Setembro deste ano,data em que termina o projecto a "Consaúde" deverá movimentar um orçamento avaliado em 490 mil dólares americanos, para a integração das actividades do programa com outras entidade,nomeadamente a AIDI,Saúde Reprodutiva,VIH/SIDA e de medicamentos.

XS
SM
MD
LG