Links de Acesso

Estradas perigosas em Malanje


Estradas perigosas em Malanje
Estradas perigosas em Malanje

Os dados referem que em 2010 foram cometidos mais de 500 acidentes

18 Jan 2011 - A circulação e a condução ilegal e o desrespeito do código de estrada são as principais causas dos sinistros registados diariamente nas estradas da província de Malanje.

De Janeiro de 2009 a 15 de Novembro do ano findo, os acidentes de viação provocaram 155 mortos.

Neste fim-de-semana, a Polícia de Trânsito de Malanje, durante uma operação stop, denominada “Kutululuka”, acalmar, para regular o movimento rodoviário na cidade capital e arredores apreendeu 212 meios rolantes, entre automóveis e motociclos com motores.

O comandante da Unidade Operativa do Transito, intendente Mário Cordeiro afirmou que dentre os meios recolhidos constam 159 ciclomotores, descaracterizados, sem chapas de matrícula e com ausência outra documentação exigida para sua circulação na via púbica.

Dos ciclomotores apreendidos, segundo o oficial superior da corporação, “88 sem matricula e 71 por falta de documentos, entre os quais livrete e licença de condução, 22 motociclos simples também por falta de documentação. Também foram apreendidos 31 veículos automóveis, por diversas infracções ao código de estrada, entre as quais, características diferentes, excesso de lotação, documentos expirados e transporte com idades inferiores a 11 anos”.

Um automobilista nacional apanhado em situação ilegal pelos efectivos daquele órgão da Polícia Nacional foi detido e espera ser julgado pelo Tribunal Provincial de Malanje nos próximos dias.

Os meios encarcerados na Unidade Operativa poderão reverter-se a favor do Estado, caso num período de 90 dias os proprietários não paguem as multas correspondentes.
Na exposição fotográfica sobre a sinistralidade nas estradas de Malanje, patente defronte a Unidade da Polícia de Trânsito, os dados referem que em 2010 foram cometidos mais de 500 acidentes, onde os atropelamentos com 135 casos e o excesso de velocidade com 278 ocorrências lideraram as causas mais comuns.

Os moto-taxistas são os principais empecilhos a circulação rodoviária em Malanje, que para além de dispensarem os acessórios de segurança desconhecem o código de estrada.

XS
SM
MD
LG