Links de Acesso

Machete diz que relações com Angola estão a crescer


Ministro dos Negócios Estrangeiros português está em Luanda

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete chegou esta segunda-feira à capital angolana, para uma visita de dois dias, onde anunciou a realização, este ano, em Luanda, de um fórum de negócios entre os dois países e a criação de um observatório para monitorar a actividade dos empresários do seu país.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:51 0:00
Faça o Download

O chefe da diplomacia lusa fez esta revelação no final de um encontro que manteve com o seu homólogo angolano, Georges Chicoty.

Rui Machete considerou que as relações entre Angola e Portugal têm vindo a desenvolver a um ritmo bastante apreciável.

As relações entre os dois países conheceram um momento conturbado depois do Presidente angolano ter, em 2013, retirado Portugal de lista dos países com os quais Angola mantém relação estratégica.

O ministro luso diz agora que as relações são de "uma grande densidade e de um grande dinamismo" embora tenham admitido que as mesmas necessitam de ser sedimentadas.

Rui Machete sustentou o seu optimismo com base nos resultados alcançados nos sucessivos encontros que manteve com o ministro angolano das Relações Exteriores em 2014, tanto em Lisboa como em Bruxelas e Adis Abeba.

Rui Manchete poderá encontrar-se com o Presidente angolano e com os titulares do Ensino Superior, Adão do Nascimento e da Economia, Abrão Gurgel.

Prevê ainda encontros com empresários do seu país e coma comunidade portuguesa residente em Luanda, entre outras entidades. Angola e Portugal cooperam essencialmente nos sectores da Educação, Saúde, Interior, Ciência e Tecnologia, Sociocomunitário havendo um grande pendor na área empresarial e comercial.

XS
SM
MD
LG