Links de Acesso

Lunda Sul precisa de centenas de salas de aulas


Centenas de crianças na Lunda Sul não têm salas de aulas adequadas
Centenas de crianças na Lunda Sul não têm salas de aulas adequadas

São necessárias mais de seiscentas salas de aulas para diminuir actuais enchentes de alunos nas salas disponíveis.

A falta de construção de mais escolas no passado continua a ser cobrada com elevado número de alunos nas salas de aulas. Essa situação mantém-se apesar dos avançados registados no mandato de Cândida Narciso, a Governadora que mais salas de aulas construiu na Província da Lunda Sul e considerado o sector prioritário da sua governação desde a sua chegada em 2008.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:59 0:00
Faça o Download

Passados mais de cinco anos, a província ainda precisa de cerca de 600 salas de aulas nos próximos anos lectivos só para continuar a diminuir as actuais enchentes, de acordo com o Director Provincial da Educação Isaías Filipe Sacajima que reconhece a dificuldade mas com esperança no futuro.

O passado foi marcado pela desproporcionalidade entre a construção das infraestruturas escolares e o crescimento demográfico da população estudantil, pelo que o presente e o futuro exigem das autoridades mais investimentos no sector, ou seja quem não pagou nada ontem está a pagar mais agora e pode pagar mais ainda no futuro.

Isaías Sajima está optimista e diz que se vai ultrapassar o momento menos bom.

No entanto, a pretensão da criação de escolas médias de formação de professores nos municípios do interior pode ser preterida por inexistência de quadros superiores na área de pedagogia, como anunciou recentemente a Governadora Cândida Narciso numa palestra que ela mesma orientou a mais de 500 professoras do ensino primeiro e secundário na província.
XS
SM
MD
LG