Links de Acesso

Lula da Silva exalta PT mas reconhece erros


Dilma Roussef e Lula da Silva
Dilma Roussef e Lula da Silva

Fundador e antigo presidente assinala os 36 anos do Partido dos Trabalhadores.

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva volta a afirmar que o Partido dos Trabalhadores (PT) cometeu erros nas sua gestão nos últimos anos.

O partido completou nesta quarta-feira 36 anos de fundação.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:20 0:00
Faça o Download

Num vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apontou as acções realizadas pelo PT nesses últimos 14 anos à frente do Brasil e avaliou que, actualmente, enfrenta uma “adversidade momentânea”.

“É certo que não fizemos tudo o que tínhamos de fazer. É certo que cometemos erros e quem comete erros paga pelos erros. […] Mas esse é o Partido dos Trabalhadores, criado por você, por mim, pelo povo brasileiro e que, se Deus quiser, apesar de toda a adversidade momentânea, ainda vai continuar sendo o grande partido da história deste país”, afirmou.

Lula também enfatiza que o PT foi o partido que “mais fez políticas sociais” na história do Brasil e, por isso, “vive sempre enfrentando adversários conservadores que não aceitam o jeito petista de governar”.

O ex-presidente diz também ser importante que a população reflita sobre “qual partido fez mais pelo Brasil”.

“O PT foi o partido que deu vez e voz ao trabalhador. Foi o partido que pela primeira vez tirou o trabalhador de coadjuvante e o colocou como protagonista. O PT foi o partido que mais inovou na política brasileira. Foi o partido que mais inovou na política brasileira desde a eleição das primeiras prefeituras, por meio do Orçamento Participativo. Foi o partido que mais fez política social no país e por isso vive sempre enfrentando adversários conservadores que não aceitam o jeito petista de governar. Penso que seria importante que as pessoas fizessem uma reflexão sobre o que esse partido já fez pelo Brasil”.

No fim do seu pronunciamento, Lula disse esperar que quando o PT comemorar os seus 37 anos, todos os petistas estejam mais fortes do que hoje.

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 1980, em São Bernardo do Campo, cidade do interior do Estado de São Paulo.

Lula da Silva é um dos seus principais fundadores.

Hoje, o partido passa por um grande desgaste em sua imagem por causa das denúncias de corrupção na Petrobras que teria beneficiado partidos da base do Governo, incluindo o PT.

XS
SM
MD
LG