Links de Acesso

Lubango está em festa

  • Teodoro Albano

Angola Lubango

Angola Lubango

Festa anual da Senhora do Monte é atracção turistica e e expõe potencialidades da cidade e província

A cidade do Lubango vive durante todo o mês de Agosto as tradicionais festas da Nossa Senhora do Monte a padroeira da capital da Huíla.




A feira agro-pecuária que expõe animais e equipamentos agrícolas, a expo-Huíla que coloca em evidência a potencialidade das empresas locais e não só e a procissão à padroeira da Nossa Senhora do Monte para além da prova automóvel dos 200 Quilómetros agitam o evento.

O padre Domingos Maurício da arquidiocese do Lubango, disse na abertura do evento, que a vigésima sétima edição das festas de Nossa Senhora do Monte deve servir de reflexão a volta da cidade.

“ Mais do que uma simples tradição que se arrasta há largos anos, as festas da Nossa Senhora do Monte sejam uma oportunidade para reflectirmos a nossa cidade e manifestarmos a nossa fé em Deus,” disse

As autoridades admitem não ser esta ainda a festa dos sonhos. Mas o convite a turistas nacionais e estrangeiros para visitar a província está lançado.

O vice-governador da Huíla para o sector económico, Cunha Velho, é o porta-voz do convite que no seu entender pode ser aproveitado para explorar as potencialidades turísticas da província.

“ A nossa cidade eclética, mas um pouco empoeirada recebe-vos com braços abertos proporcionando-vos a nossa hospitalidade, simpatia a nossa maneira de bem-estar e ser a nossa amizade e gratidões seguidos do nosso convite para visitarem os referidos locais turísticos fora da cidade,” disse

Várias actividades culturais e religiosas vão marcar o evento que se realiza desde 1901.

As festas da Nossa Senhora do Monte são uma réplica das realizadas na região autónoma da Madeira em Portugal de onde partiram os precursores da festa que já é tradição nas terras da mulher mumuíla.
XS
SM
MD
LG