Links de Acesso

Lubango em reconstrução no seu 91º aniversário

  • Teodoro Albano

 Lubango

Lubango

Cidadãos queixam-se mas autoridades dizem que tudo é para melhor

A cidade do Lubango comemora neste sábado 31 de Maio 91 anos desde que foi elevada a esta categoria.


Perto de um século depois, a cidade confronta-se com novos problemas, sobretudo de infra-estruturas e serviços que estão longe de satisfazer a demanda de uma população que caminha a passos largos para os dois milhões de habitantes.

A imagem da antiga cidade jardim, hoje beliscada por obras por tudo quanto é canto, vive ainda graves problemas de saneamento básico, abastecimento de água e luz.

Os munícipes conhecem os problemas e pedem solução.

“Os passeios são uma pouca vergonha. Dentro da própria cidade do Lubango é uma pouca-vergonha, acho que em todos os cantos da cidade do Lubango verifica-se isso no que tem a ver com os lixos o depósito de lixo. Eu peço um esforço redobrado do Governo da província da Huíla, porque em termos de imagem sinceramente o município do Lubango deixa muito a desejar”, disse um dos habitantes.

“Entre os grandes desafios que a cidade tem hoje está a restruturação do sistema eléctrico bem como o sistema de abastecimento de águia. Ainda sentimos que há um grande percalço,” acrescentou.

Angola Lubango

Angola Lubango

Os munícipes admitem esforços tendentes a melhorar as coisas, embora exijam mais da edilidade.

As autoridades garantem ter domínio dos problemas e buscam paulatinamente a solução, cujo sucesso, alertam passa também pela contribuição dos munícipes.

A requalificação da cidade do Lubango iniciada em 2010 e o saneamento básico continuam a ser prioridade da actual gestão da capital da Huíla.

O administrador municipal, Francisco Leonardo, revela que as obras que hoje são constrangimentos serão benefícios amanhã, por isso, pedem compreensão dos munícipes.

“De facto a cidade está em obras por causa do projecto "Água para Todos", mas costuma-se a dizer que quando há obras é porque daqui a mais alguns dias alguns meses haverá melhoria,” disse.

“As obras visam fundamentalmente resolver um problema e continuarmos a defender a nossa cidade o nosso município para que realmente seja de facto cada vez mais um município acolhedor, limpo e possa satisfazer todos que a visitam”, acrescentou.

Originou a elevação do Lubango à cidade a 31 de Maio de 1923 o aumento do comércio e dos serviços, o desenvolvimento dos núcleos urbanos e a chegada do caminho-de-ferro de Moçâmedes.
XS
SM
MD
LG