Links de Acesso

Luanda: Única coisa barata "são os salários"


Luanda cidade mais cara do mundo
Luanda cidade mais cara do mundo

Analistas debatem cidade mais cara do mundo

O facto de Luanda ter sido classificada mais uma vez a cidade mais cara do mundo para expatriados pode servir de publicidade para a cidade, defendeu a jurista Lurdes Caposso.


please wait

No media source currently available

0:00 0:01:38 0:00
Faça o Download


Mas outras analistas disseram que o custo de vida pudesse ser um factor positivo para Angola ou mesmo para a cidade.

Luanda ganhou o título de cidade mais cara do mundo para expatriados dado pela Mercer, uma firma de consultoria de recursos humanos. Foi a segunda vez em três anos que Luanda recebeu essa classificação

Mas há um lado positivo nisto, na visão da jurista Lurdes Caposso.

" O que se diz sobre Luanda é negativo mas é preciso perceber que pode haver um lado positivo nisso sobre Luanda que é a tal publicidade gratuita em vários fóruns que já perguntam e abordam sobre Luanda," disse.

Essa perspectiva foi refutada pela jornalista e activista social, Suzana Mendes que diz não conseguir observar nada de positivo.

"Eu não vejo absolutamente nada de positivo nisso porque para mim o custo de vida em Luanda continua a ser extremamente alto," disse

O que se verificou há um ano numa das lojas de Luanda, o chamado "melão de ouro" vendido a duzentos dólares a cada unidade foi o exemplo escolhido por Suzana Mendes.

"Um melão a ser vendido por 200 dólares, porque diziam que era importado de avião, para a loja no mesmo dia," recordou

A economista Branca do Espírito Santos explica as razões do titulo de cidade mais cara do mundo a Luanda.

"Luanda é realmente uma cidade muito cara em tudo: na habitação, na alimentação, nos transportes, na 'água e os serviços prestados são caros e de má qualidade," disse

Ideia corroborada pela jurista Ana Paula Godinho que considera haver apenas uma coisa de preço baixo.

"Aqui em Angola tudo é caro e só uma coisa 'é barata: os salários," disse.

Outra economista Laurinda Hoygard concorda mas prefere apresentar a solução para que Luanda deixe de ser a cidade mais cara do mundo.

"Que se diversifique a economia em todos os sectores sobretudo na agricultura e na indústria, para que tenhamos disponíveis muitos produtos,” disse.

As analistas debatiam a questão da Rádio LAC
XS
SM
MD
LG