Links de Acesso

Guiné-Bissau: Novo vice-presidente para o Supremo Tribunal


Soldado guineense estacionado numa rua de Bissau
Soldado guineense estacionado numa rua de Bissau

Juiz foi pressionado a abandonar a Comissão Nacional de Eleições

O Juiz Conselheiro Rui Nene foi eleito vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça. A votação ocorreu normalmente e a escolha foi feita pelos Juízes Conselheiros e Desembargadores.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00
Faça o Download


A escolha foi feita depois de Rui Nene ter deixado a Comissão Nacional de Eleições para voltar ao Supremo Tribunal de Justiça.

Nene já havia ganho este posto em Dezembro último, mas não o assumiu porque tinha sido eleito pelos parlamentares para o cargo do Presidente da Comissão Nacional de Eleições, funções as quais renunciou recentemente em consequência de fortes e ocultas pressões políticas.

E foi neste quadro que a Comissão Eleitoral do poder judicial decidiu organizar mais um exercício para o cargo do Vice-Presidente do STJ e Rui Nene ganhou com uma larga maioria de votos.

Juiz Conselheiro, Rui Nene é novo vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, depois de uma curta experiencia na Comissão Nacional de Eleições, se bem que aí nem completou um mês de exercício, tendo sido obrigado a demitir-se destas funções. Os interesses políticos, sobretudo do actual poder de transição, esteve na origem da sua renúncia ao cargo.

O juíz recusou-se no entanto a falar sobre a sua demissão daquele cargo.
Rui Nene faz parte assim de uma nova direcção do Supremo Tribunal de Justiça, liderada por Paulo Sanha.
XS
SM
MD
LG