Links de Acesso

Polícia trava manifestações antigovernamentais em Luanda e Benguela


Luaty Beirão, cujo nome artístico é Ikonoklasta e fez, antes, fama como Brigadeiro Mata-Frakuxz

Luaty Beirão, cujo nome artístico é Ikonoklasta e fez, antes, fama como Brigadeiro Mata-Frakuxz

Filomeno Vieira Dias, secretário-geral do Bloco Democrático, teve que ser internado numa unidade hospitalar, em resultado de ferimentos

Unidades da polícia angolana, fardadas e à civil, impediram a realização de manifestações de rua em duas cidades angolanas – Luanda e Benguela - para exigirem o afastamento da presidente da Comissão Nacional Eleitoral e a demissão do Presidente José Eduardo dos Santos.

Informações dignas de crédito referem que Filomeno Vieira Dias, secretário-geral do Bloco Democrático, teve que ser internado numa unidade hospitalar, em resultado de ferimentos sofridos na sequência da violência policial. Há igualmente, informações de que terá sido espancado Luaty Beirão, o conhecido “rapper” Ikonoclasta.

A manifestação de Luanda - que foi para a rua 24 horas depois do mais recente ataque perpetrado por desconhecidos, alguns encapuzados, contra alguns dos organizadores do protesto - foi convocada pelo autodenominado Movimento Revolucionário e contou com a presença de dirigentes da UNITA, Bloco Democrático e FNLA.

A iniciativa visa protestar contra a designação de Suzana Inglês para a presidência da CNE, que desencadeou uma série de iniciativas dos três maiores partidos da oposição com representação parlamentar (UNITA, PRS e FNLA) junto do Conselho Superior da Magistratura Judicial e do Tribunal Supremo, onde interpuseram uma providência cautelar, e que foram liminarmente rejeitadas por estes dois órgãos judiciais.

Também na cidade de Benguela há notícias contraditórias de que terão sido raptados entre dois a cinco dos intervenientes na manifestação de sábado, ligados à organização. Fontes policiais não confirmaram, nem desmentiram, aquela informação.

A polícia interveio para impedir o arranque da manifestação contra o governo, precisamente no momento em que um representante do Bloco Democrático se preparava para ler um manifesto.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG