Links de Acesso

Luanda prepara "assalto final à febre amarela"

  • Redacção VOA

Campanha de cinco dias arranca na sexta-feira.

O Governo da província de Luanda inicia nesta sexta-feira, 15, uma campanha de vacinação denominada, "assalto final à febre amarela", com a duração de cinco dias.

O anúncio da campanha é feito numa altura em que um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu a possibilidade de a população da capital angolana ser superior a seis milhões, conforme dados do último censo realizado no país.

Um alto funcionário do Ministério da Saúde disse recentemente que o surto da febre amarela está em declínio, não se tendo registado novos casos nas últimas cinco semanas.

A directora do Gabinete de Saúde Pública da província de Luanda, Rosa Bessa declarou à VOA que a campanha visa imunizar mais de 400 mil cidadãos na capital, que eventualmente não tenham sido abrangidos nas etapas anteriores.

A responsável do Ministério da Saúde disse que a operação será lançada formalmente pelo ministro da Saúde, Gomes Sambo, e pelo governador, Higino Carneiro, e manifestou a esperança de que, com esta campanha, a febre amarela seja erradicada na província de Luanda.

A campanha de vacinação vai decorrer até 19 de Julho devendo contar com a colaboração de efectivos das Forças Armadas e da Polícia Nacional, segundo Rosa Bessa.

Os resultados da vacinação contra a doença apontam que 92 por cento da população já foi vacinada desde o início das actividades de imunização, em Fevereiro último, mas a transmissão da doença é evidenciada diariamente nas unidades sanitárias.

XS
SM
MD
LG