Links de Acesso

Luanda acolheu festival de banda desenhada

  • Pedro Dias

O Estúdio Olindomar, o Instituto Camões, a Aliança Francesa de Luanda e o Belas Shopping, organizaram o 10º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação – Luanda Cartoon.
O Festival ofereceu ao público o melhor da banda desenhada angolana com os cartoonistas nacionais como Olímpio de Sousa, Lindomar de Sousa, Tché Gourgel, Horácio dá Mesquita, Armando Pululo, Casimiro Pedro, King André, Pai Jota, Canoth Júnior, Altino Chindele, entre outros.

Para além de Angola, participaram neste festival países como a República Democrática do Congo, Congo Brazzaville, Tanzânia, Moçambique, Gabão, Brasil, Portugal, França e Uzbequistão.

Dos internacionais participou o director de animação francês Patrick Imbert a convite da Aliança Francesa de Luanda.

A programação do Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda incluiu ainda uma mostra de cinema de animação e diversas oficinas de banda desenhada. Entre os formadores, o artista angolano Olímpio de Sousa e o cartoonista português João Manuel Mascarenhas.

As actividades do 10º Festival do Luanda Cartoon, incluiram uma homenagem ao artista angolano Horácio Dá Mesquita, a criação de caricaturas ao vivo, a troca de experiências entre os artistas e a tradicional exposição de caricatura de políticos e figuras públicas.

Segundo o Estúdio Olindomar, autor da iniciativa, a celebração dos 10 anos de criatividade colocaram o Festival Internacional de Banda Desenhada no calendário cultural nacional.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG