Links de Acesso

Londres nomeia Cressida Dick como primeira mulher a chefiar a polícia


 Cressida Dick
Cressida Dick

O Reino Unido nomeou a experiente oficial antiterrorismo Cressida Dick como a primeira mulher a comandar a força policial de Londres, em seus 188 anos de história.

A Reuters reporta que Cressida Dick, de 56 anos, torna-se a polícia mais importante do país, chefiando uma força de cerca de 43 mil homens e controlando um orçamento de mais de três mil milhões dólares.

"Estou empolgada e honrada. Esta é uma grande responsabilidade e uma oportunidade incrível", disse Cressida, que vinha trabalhando para o gabinete de Relações Exteriores do Reino Unido, após deixar a força de Londres em 2015.

Em julho de 2005, ela comandou a operação que levou à morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos, com um tiro na cabeça disparado pela polícia na estação de metro de Stockwell, no sul de Londres, após ser confundido com um possível homem-bomba.

Na véspera, quatro militantes islâmicos haviam tentado, sem sucesso, causar explosões na rede de transporte de Londres e a polícia acreditou erroneamente que Jean Charles seria Hussein Osman, um dos agressores foragidos, que morava no mesmo prédio que Jean Charles.

XS
SM
MD
LG