Links de Acesso

Lixo no Lobito preocupa moradores


CASA CE diz que há possibilidade de cólera, e acusa o governador de estar mais preocupado com um projecto de nova cidade.

O amontoar do lixo na zona alta do Lobito está a preocupar os moradores, alguns dos quais temem que surja um surto de cólera.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:09 0:00
Faça o Download

"É uma enorme quantidade de lixo aqui na zona alta. Os moradores não têm capacidade para tratar destes resíduos, daí a necessidade de uma empresa," resumiu um residente, que receia doenças.

A péssima imagem da área é reflexo da paralisação da Evirobac, uma operadora de recolha de lixo, devido às dívidas do Governo. A chuva agrava o cenário.

A Evirobac, um consórcio de angolanos e sul-africanos, cobra cerca de oito milhões de dólares norte-americanos e foi substituída pela Resurb, uma firma sem meios para a demanda.

Francisco Viena à direita
Francisco Viena à direita

O secretário provincial da CASA CE, Francisco Viena disse que “a cólera poderá estar entre nós se não forem tomadas medidas de prevenção”.

Para Viena, o problema deve-se ao facto de as empresas de recolha de lixo estarem ligadas a membros do Governo.

“Sei que muitas estão sem capacidade financeira para as suas actividades,” acrescentou Viena numa recente conferência de imprensa.

Na mesma conferência, Viena acusou o governo de falta de estratégia para uma revolução agrícola e industrial, numa província que já produziu a cana-de-açúcar e o óleo vegetal

A província de Benguela tem barragens e áreas agrícolas. Não me lembro, infelizmente, de ter ouvido o senhor governador falar em dados concretos para uma revolução agrária e industrial”, disse.

Viena disse que o governador Isac dos Anjos está mais preocupado com a construção de uma nova cidade e não com a revitalização da agricultura.

XS
SM
MD
LG