Links de Acesso

Livro de Emanuel Kunzika aborda contexto da luta de libertação em Angola

  • Pedro Dias

O livro do nacionalista angolano Emanuel Kunzika, intitulado “A Formação da Nação Angolana Através da Luta de Libertação”, foi lançado na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, no passado 28 de Janeiro.

O livro, com 119 páginas, traz três capítulos onde o autor aborda o contexto histórico-geográfico de Angola, a luta de libertação e a formação da nação Angolana, e a problemática da Nação Angolana e anexa importantes documentos históricos e um registo fotográfico dos principais momentos do período embrionário das formações políticas.

No livro, o nacionalista relata ainda os dez anos de convívio com o então Presidente da FNLA, Holden Roberto, falecido em Agosto de 2007, em Luanda, o 25 de Abril e a proclamação da independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.

Indignado sobre censura ou não, Emanuel Kunzika diz que o que havia prometido divulgar neste livro sobre a morte por fuzilamento de quinze membros do Estado Maior da FNLA na Base de Kinkozou, bem como também uma reflexão sobre a morte de Deolinda Rodrigues, guerrilheira do MPLA, foram retirados pela Plátano Editora. O autor diz que foi informado que houve atrasos na entrega das adendas.

Emanuel Kunzika é natural da Aldeia de Kintó, Maquela do Zombo, Província do Uíge. Fez todos os seus estudos na República Democrática do Congo de 1938 a 1963. Estudou igualmente nos Estados Unidos da América nas Universidades de Nova Iorque e Abraham Lincoln da Filadélfia, entre 1963-1968. Na Universidade Nacional do Zaire (1970-1974), obteve um Diploma em Ciências Político-administrativas, com a apresentação de uma Monografia intitulada “A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação”.

O escritor tem publicada as obras; “Petição para Angola à 16ª Assembleia da ONU, Nova Iorque, 1961”, “Unidade Angolana”, In Para Independência de Angola- Way, Léopoldiville (Kinshasa), 1963”. “ Formação da Nação Angolana pela Luta de Libertação, Monografia, Université Nationale du Zaire, Kinshasa, 1974” e “Dicionário de Provérbios de Kikongo, Editorial Nzila, 2008”.

XS
SM
MD
LG