Links de Acesso

Líder da UNITA no Huambo diz que MPLA quer assassiná-lo

  • António Capalandanda

Liberty Chiyaka secretário provincial da UNITA no Huambo

Liberty Chiyaka secretário provincial da UNITA no Huambo

MPLA diz que não responde a "provocações baratas"

O secretário provincial da UNITA no Huambo, Liberty Chiyaka, acusa o MPLA de planear um atentado contra a sua vida.

Em declarações a Voz da América, aquele líder partidário disse que tem informações de que a acção seria orquestrada por um responsável do MPLA na comuna do Bimbe, município do Bailundo, uma região de forte disputa política.

O político referiu que, foram recrutados 50 elementos do partido no poder na aldeia de Kafuanga, preparados para efectuarem uma emboscada durante a sua deslocação ao município do Bailundo.

Este grupo, segundo Chiyaka, está em posse de duas armas de tipo AKM e uma pistola. Chiyaka disse saber quem são os seus potenciais atacantes e tem uma lista com os nomes.

"Esse plano revela desespero, revela a incapacidade do MPLA em contrapor a agenda política da UNITA." O partido no poder, por seu turno, remeteu-se ao silêncio alegando que "não responde a provocações baratas".

Cartões de militantes do MPLA que, segundo a UNITA, mudaram de partido no Huambo

Cartões de militantes do MPLA que, segundo a UNITA, mudaram de partido no Huambo

Aquele dirigente partidário disse que o clima de intimidação e perseguição na província, aumentou nas últimas semanas depois 206 antigos membros do partido do poder terem abandonado o MPLA e aderirem o maior partido na oposição dentre os quais 171 apresentaram os seus cartões de membros.

"Mas nós queremos assegurar ao povo angolano e aos militantes da UNITA que não vamos temer a morte" afirmou Chiyaka, acrescentando que " portanto todos os vivos são mortais, mesmo os mandantes e os assassinos todos eles estão de passagem, nós vamos continuar a fazer o nosso trabalho."

Liberty Chiyaka informou ainda que já apresentou queixas as autoridades policias no Bailundo e àdelegação provincial dos SISE - Serviços de Inteligência e Segurança de Estado.

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG