Links de Acesso

Lavas do Vulcão do Fogo consomem escola e pensão

  • VOA Português

As lavas do vulcão do Pico engolindo residências na Chã das Caldeiras. O vulcão está em actividade desde 23 de Novembro. Fogo, Cabo Verde, 30 de Novembro, 2014

As lavas do vulcão do Pico engolindo residências na Chã das Caldeiras. O vulcão está em actividade desde 23 de Novembro. Fogo, Cabo Verde, 30 de Novembro, 2014

A erupção ameaça a adega de vinhos. (Artigo com vídeos do vulcão em erupção)

A actividade eruptiva do Vulcão do Pico, na ilha cabo-verdiana do Fogo, aumentou de intensidade na madrugada de hoje, 2, destruindo a única escola de Ensino Básico no povoado de Portela e a pensão Pedra Brabo, além de algumas casas.

Após 10 dias de erupção, tanto as autoridades como os moradores da região de Chã das Caldeiras, no sopé do Vulcão e que abriga os povoados de Portela e Bangaeira, chegaram à conclusão que não há regresso a não ser para cultivar terras e visitar o Vulcão.

O general Antero Matos, coordenador do Gabinete de Crise criado pelo Governo para gerir a fase pós-erupção, disse hoje à VOA que uma equipa de técnicos desloca-se “hoje ou amanhã para identificar áreas onde as pessoas serão realojadas, bem como a construção das infra-estruturas necessárias”.

Vídeo da Green Studio, 2 de Dezembro

Lamentamos, mas este conteúdo não está disponível de momento

No terreno, a próxima vítima das lavas pode ser a adega que produz os vinhos Chã, pertencente à cooperativa vitivinícola local, e que é o bem material mais precioso existente naquele espaço.

Os responsáveis da adega garantem que estão a retirar todo o vinho armazenado e a criar condições para que seja conservado nas melhores condições, de modo a garantir a qualidade desse vinho que começou a ser exportado e é um dos produtos mais conhecidos do país.

Os moradores de Bangaeira também estão em alerta porque as lavas podem igualmente avançar sobre este povoado situação em Chã das Caldeiras.

Frente à situação que já foi classificada pelo primeiro-ministro José Maria Neves de “catástrofe”, a Comissão Europeia anunciou hoje que o mecanismo de protecção civil da União Europeia foi activado para apoiar Cabo Verde na sequência da erupção do vulcão do Fogo.

Vídeo da Green Studio, manhã de 28 de Novembro

Lamentamos, mas este conteúdo não está disponível de momento

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG