Links de Acesso

Líderes militares dos Grandes Lagos reúnem-se em Luanda

  • VOA Português

Angola Baía de Luanda

Angola Baía de Luanda

A Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos é presidida actualmente por Angola.

Os chefes dos Estado-Maior Generais dos países membros da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) iniciaram hoje uma reunião de três dias preparatória do encontro dos ministros da Defesa da região que terá lugar na capital angolana.

O encontro, que está analisar a situação actual no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo e na República Centro Africana, segue-se à Cimeira tripartida realizada no passado fim-de-semana em Luanda entre os presidentes de Angola, Congo Brazzaville e Chade.

O chefe do Estado-Maior General das Forças Angolanas, general Sachipengo Nunda disse que a situação naqueles países melhora todos os dias.

Os participantes vão ainda analisar o relatório do Mecanismo Conjunto de Verificação Alargado, o Memorando de entendimento entre a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos IRGL e a Monusco.

A realização destes eventos resulta da decisão da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL realizada em Janeiro do corrente ano, aquando da assumpção de Angola à presidência rotativa da organização.
XS
SM
MD
LG