Links de Acesso

Kwanza Sul assinala Dia da Cultura Angolana com entrega de prémios

  • Fernando Caetano

Sumbe, Kwanza Sul

Sumbe, Kwanza Sul

Cada laureado recebeu 500 mil kwanzas, equivalentes a 5 mil dólares

O dia da Cultura Angolana no Kwanza-Sul foi assinalado hoje com a gala de entrega dos Prémios de Cultura e Artes.

Perante governantes, políticos, autoridades religiosas e tradicionais, membros do Conselho Provincial da Juventude, estudantes, e fazedores da cultura na província foram anunciados os diversos vencedores nas várias categorias.


O reverendo Fernando Francisco foi laureado na categoria de artes enquanto na categoria de teatro o contemplado foi o grupo Tungalayé.

O grupo Tchimbwála da vila do Wku Seles arrebatou o prémio de dança, ao mesmo tempo que o jovem Fernando Manuel levou o prémio artes plásticas e escultura .

A categoria de literatura não teve vencedor por o juri não ter qualificado os trabalhos por não cumprirem os requisitos exigidos.

Na categoria de música o grande vencedor foi o jovem Arsénio Morais, destacado pela persistência na música folclórica.

Visivelmente satisfeito Arsénio Morais dedicou o prémio à sua família e encorajou os demais a prosseguirem no resgate dos valores culturais.

Na ocasião, disse que o prémio vai permitir o lançamento da sua primeira obra discográfica.

Por sua vez, a direcção da cultura, na voz do seu porta-voz Irmão Francisco apelou para a necessidade da criação de estruturas culturais e de condições para a formação de quadros do sector que incluam também os responsáveis e técnicos da cultura nas administrações municipais.

Cada laureado recebeu 500 mil kwanzas, equivalentes a 5mil dólares.
XS
SM
MD
LG