Links de Acesso

China Tem Papel Crucial na Crise Coreana


Manifestações anti-Coreia do Norte, no Sul

Manifestações anti-Coreia do Norte, no Sul

Analista do IPRIS afirma à VOA que a China tem influência suficiente sobre a Coreia do Norte para impedir escalada perigosa do conflicto

Washington, 25 Nov - A China dispõe de influência suficiente sobre a Coreia do Norte para impedir uma escalada perigosa da crise naquela região. Na opinião de Vasco Martins, analista do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança, Pequim tem todo o interesse em controlar o regime de Pyongyang, mas ao mesmo tempo não pode permitir o seu colapso.

Porque o colapso do regime norte-coreano e da economia do país, traduzir-se-ia numa invasão de milhões de refugiados norte-coreanos e numa alteração geoestratégica importante: os chineses perdiam a Coreia do Norte como “zona de interposição” com a Coreia do Sul, onde estão estacionados milhares de soldados americanos.

Vasco Martins pensa, por outro lado, que um eventual conflito entre as duas Coreias, a ser permitida a sua escalada, se poderia transformar num conflito entre a China e os Estados Unidos. Ouça a entrevista de Vasco Martins à VOA.

XS
SM
MD
LG