Links de Acesso

O Périplo Africano de Biden


O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, vai debater questões de segurança e relações bilaterais durante a visita de dois dias que vai efectuar ao Quénia, a segunda etapa de uma digressão africana que culminará com uma visita à África do Sul.

Bidenencontrou-se com o presidente egípcio,Hosni Mubarak, tendo afirmado, em seguida,que ambos os lideres concordaram em reafirmar o seu empenho à paz no Médio Oriente.
Os dois governantes estiveram reunidos na estância de férias de Sharm el-Sheikh,no Mar Vermelho, na segunda-feira.O vice-presidente Biden afirmou que os dois discutiram as conversações indirectas entre Israel e os palestinianose que os Estados Unidos estão igualmente empenhados em consultar o Egipto quanto a novas formas de ajuda humanitária e económica aos palestinianos,que se encontram sob o bloqueio israelita há três anos,em Gaza.
A semana passada,quando Israel interceptou a flotilha de ajuda a Gaza: na oportunidade, o presidente Mubarak abriu a fronteira do Egipto com Gaza, permitindo a ajuda humanitária a chegar ao território em poder de Hamas.
O vice-presidente Biden disse que os dois líderes discutiram também as suas preocupações acerca do programa nuclear do Irão e a sua recusa em cumprir as decisões do Conselho de Segurança das Nacões Unidas e da Agência Internacionalde Energia Atómica.Biden que tanto o Egipto como os Estados Unidos estão preocupados acerca do apoio do Irão aos grupos militantes Hezbollah e do Hamas.

XS
SM
MD
LG