Links de Acesso

Juristas querem impugnar nomeação de Isabel dos Santos para PCA da Sonangol


David Mendes
David Mendes

Juristas angolanos analisam neste sábado, 4, em Luanda a possibilidade de impugnar a nomeação de Isabel do Santos, filha do Presidente da República, para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Sonangol.

A informação foi avançada à VOA pelo advogado David Mendes que acredita haver motivos para a impugnação porque a lei fixa regras sobre nomeações”, que, na óptica dele “foram violadas”.

O também presidente da organização não governamental Mãos Livres diz, no entanto, querer ouvir outros colegas antes de avançar com qualquer processo.

Na quinta-feira, 2, o Presidente angolano nomeou a empresária Isabel dos Santos presidente do Conselho de Administração e administradora não executiva da Sonangol.

Em nota a Casa Civil da Presidência da República informou que José Eduardo dos Santos procedeu a várias nomeações, na sequência do seu decreto de 27 de Maio, que retira atribuições à concessionária nacional e determina que as participações que a Sonangol detém em empresas do sector transitam para sociedades gestoras públicas.

Para administrador executivo e presidente da Comissão Executiva foi nomeado Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, tendo a nota também indicado vários administradores da Sonangol.

XS
SM
MD
LG