Links de Acesso

Jovens angolanos queixam-se da falta de emprego


Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Governo diz que está a lutar contra o desemprego, mas jovens afirmam que só portugueses e chineses encontram trabalho.

O desemprego em Angola continua em debate, principalmente na franja juvenil. Alguns jovens dizem estar sem emprego, enquanto o director do Instituto Nacional da Juventude Cláudio Aguiar afirma, na abertura das comemorações do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana , que o governo está a trabalhar para reduzir o desemprego.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:42 0:00
Faça o Download

Dados do Executivo apontam para um taxa de desemprego na ordem dos 26 por cento, embora não existem números exactos e seguros.

Muito recentemente, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) manifestou a sua preocupação com o aumento do desemprego em consequência da crise económica que o país vive.

Vários especialistas no país e organizações internacionais têm advertido para uma explosão social devido à crise económica que pode ainda agudizar-se caso o preço do petróleo se mantiver por muito tempo nos níveis actuais.

Na passada terça-feira, 31 de Março, o chefe do Departamento de Matérias Primas do Fundo Monetário Internacional Rabah Arezki considerou, em declarações à estação de televisão norte-americana NBC, que a descida dos preços do petróleo pode exacerbar as tensões sociais em Angola.

Entretanto, observadores afirmam que no país apenas portugueses e estrangeiros vão encontrando emprego.

José Gaspar, jovem de 28 anos, considera que o país ainda está carente de empregos: “não há emprego, para nós isto está muito difícil”.

Por seu lado, Oseias José Monteiro, estudante de medicina, diz estar à procura de emprego há mais de três anos. “Estou a fazer Medicina e já procurei emprego desta área não consegui, noutras também não consegui e estou assim há quase três anos”, conta.

Em reacção o director do Instituto Nacional da Juventude Cláudio Aguiar afirma que o Executivo angolano tem estado a trabalhar para reduzir ao máximo o fenómeno do desemprego.

“É aposta do Executivo e por isso temos estado a ouvir sobre a criação de vários centros de formação profissional porque o jovem para trabalhar tem que ter uma formação”, explicou Aguiar que aponta as bolsas de estudo como uma forma de combater o desemprego.

As declarações de Cláudio Aguiar foram feitas ontem, 2, na abertura das comemorações do 14 de Abril, dia da juventude, uma data contestada até ao momento por várias organizações juvenis.

XS
SM
MD
LG