Links de Acesso

José Marcos Mavungo com saúde precária

  • Coque Mukuta

José Marcos Mavungo

José Marcos Mavungo

A denúncia é da mulher do activista que afirma não ter dinheiro para comprar medicamentos.

“A saúde do meu esposo não está boa”, lamenta Adolfina Mavungo, esposa do activista de Cabinda José Marcos Mavungo, condenado a seis anos de prisão efectiva pela prática de crime de rebelião contra o Estado angolano.

Em entrevista à VOA, Adolfina Mavungo revela, por exemplo, não ter conseguido comprar ainda os medicamentos passados recentemente por falta de dinheiro, em virtude de que apenas o marido trabalhava.

Devido ao seu deficiente estado de saúde, o activista deve ser submetido a novos exames médicos.

“Ele está com problemas no fígado e com as análises poderemos saber mais sobre o estado de saúde”, adiantou Adolfina Mavungo, que reitera nunca ter recebido qualquer apoio das organizações internacionais.

Prisão e condenação

José Marcos Mavungo foi detido a 14 de Março de 2015 e acusado de ser o autor de diversos panfletos que incitavam à violência, insubordinação das instituições e que atentavam contra a segurança do Estado na província de Cabinda.

Nesse dia, tinha sido anunciada uma manifestação contra violações dos direitos humanos e a gestão da Governadora de Cabinda, a qual teria sido organizada por Mavungo, embora nunca se tenha realizado devido ao forte aparato policial nas ruas.

No mesmo dia foi igualmente detido o presidente da Ordem dos Advogados Angolanos em Cabina Arão Tempo.

Em Setembro do mesmo ano, Mavungo foi condenado a seis anos de prisão efectiva por rebelião contra o Estado.

A Amnistia Internacional declarou José Marcos Mavungo “prisioneiro de consciência” e apelou à pressão da comunidade internacional para exigir a libertação “imediata e incondicional” do activista.

A União Europeia e outras organizações internacionais também pediram a libertação do activista.

Oiça a entrevista com a esposa de Mavungo na edição de hoje da VOA às 17 horas de Angola (17 UTC).

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG