Links de Acesso

José Eduardo dos Santos remodela Governo


José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos

Governador do BNA, cinco ministros, três secretários de Estado e um governador provincial substituídos.

O Presidente de Angola procedeu neste sábado, 4, a uma autêntica remodelação governamental a cerca de um ano e meio das eleições, previstas para meados de 2017.

José Eduardo dos Santos demitiu cinco ministros e três secretários de Estado, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), um governador e dois vice-governadores.

A mexida é vista por observadores políticos em Luanda como a mais profunda dos últimos anos e pode indiciar uma mudança de políticas no momento em que o país enfrenta uma grave crise financeira e económica. Mas também de pedras no Executivo cenrtral e nas províncias.

De acordo com o comunicado da Casa Civil enviado à imprensa, José Pedro Morais foi substituído à frente do BNA por Valter Duarte da Silva, “a seu pedido”, cerca de um ano após assumir o comando do banco central e no momento em que o país enfrenta uma forte desvalorização da moeda e escassez de divisas.

A nível do aparelho Executivo, e em sectores-chave para a economia angolana, Fiel Domingos Constantino substitui Rosa Pacavira no Ministério do Comércio, Paulino Domingos Baptista assume a pasta de Hotelaria e Turismo no lugar de José António Maria da Conceição e Silva, e Branca Manuel da Costa Neto do Espirito Santo vai dirigir o Ministério do Urbanismo e Habitação anteriormente liderado por José António Maria da Conceição e Silva.

No momento em que um surto de febre amarela já provocou 119 mortos no país, José Vieira Dias Van-Dúnem é substituído no Ministério da Saúde por Luís Gomes Sambo, que até agora era o secretário de Estado, enquanto Carolina Cerqueira passa a tutelar a Cultura, em detrimento de Rosa Maria Martins da Cruz e Silva.

Mas há mais exonerações: Paulino Baptista, secretário de Estado da Hotelaria, e Zacarias Sambeny, secretário de Estado das Pescas para Aquicultura, deixam o Governo sem que se saiba, por agora, os nomes dos seus substitutos.

A nível das províncias, Henrique André Júnior deixa o cargo de governador da do Cuanza Nortea favor de José Maria Ferraz dos Santos.

José Eduardo dos Santos, que recentemente nomeou um novo governador para Luanda, exonerou também Ngiila Carvalho, vice-governadora de Luanda para os Serviços Técnicos e Infraestruturas e Joaquim Dumba Malichi, vice-governador do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infraestruturas.

Ainda e Luanda, passa a integrar o Executivo de Higino Carneiro José Manuel Cerqueira (vice-governador para o Sector Económico), Rui Celso Dias Fernandes da Silva (vice-governador para os Serviços Comunitários) e Joaquim Dumba Malichi (vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas).

A Casa Civil da Presidência angolana não informou a data a posse dos novos dirigentes.

XS
SM
MD
LG